Saúde

Brócolis tem molécula que bloqueia tumores cancerígenos; diz estudo

Uma pesquisa publicada na revista cientifica Science, aponta que o brócolis contém uma pequena molécula que desativa o gene responsável pelo crescimento de tumores cancerosos, conhecido como WWP1.

O brócolis como as outras hortaliças da família de vegetais crucíferos, que inclui couve-flor, couve e couve de Bruxelas, contêm a mesma molécula poderosa.

O diretor do Centro de Câncer e Instituto de Pesquisa do Câncer do Beth Israel Deaconess Medical Center, e cientista responsável pela pesquisa, Pier Paolo Pandolfi, acredita que essa descoberta pode abrir novos horizontes na busca pela cura do câncer.

“O estudo é realmente emocionante. Esqueça o que você pensa sobre a ciência, o fato de que [encontramos] algo que sua avó diria [é] bom para você, é atraente”, disse Pandolfi à Harvard Gazette.

Mas para se beneficiar dos efeitos da molécula, o paciente precisaria comer todo dia 6 libras – quase 2,7 quilos – de couve de Bruxelas não cozida, crua, para se beneficiar de uma proteção anti-cancerígena.

Agora o desafio desses estudiosos, é estudar uma forma de fornecer essa molécula a pacientes com câncer e ativar as propriedades supressoras de tumor no PTEN.

O Dr. Yu-Ru Lee , disse que a descoberta pode ser a chave para revelar “um dos mais importantes supressores de tumor na história da genética do câncer”.

“Este caminho surge não apenas como um regulador para o controle do crescimento do tumor, mas também como um calcanhar de Aquiles que podemos direcionar com opções terapêuticas”, disse Pandolfi.

“Essas descobertas abrem caminho para uma abordagem de reativação supressora de tumores há muito procurada para o tratamento do câncer”, concluiu.