Notícias em Sorocaba

Prefeito de Sorocaba é acusado de usar máquina pública para se autopromover – crime de improbidade administrativa

Utilizar os meios oficiais de comunicação, estrutura e servidores públicos para se autopromover é crime de improbidade administrativa. Isso todo ocupante de cargo político deve saber.

Porém, em Sorocaba, o atual prefeito utilizou-se de tais artifícios para ir além da divulgação de ações de interesse da população ou de campanhas de saúde como a da prevenção da Dengue, por exemplo, para destacar a sua imagem política, em diversas ocasiões, nas páginas do jornal oficial do município e redes sociais oficiais.

Diante de tal conduta, o vereador Hudson Pessini protocolou, no início desta semana no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP), uma denúncia para que o MP investigue o caso.

Através de um processo de investigação das ações do poder executivo municipal, constatou-se a promoção da figura do prefeito através de práticas veladas e/ou explícitas, utilizando inclusive, a imprensa oficial do município, estrutura e servidores responsáveis pelo processo de comunicação, servidores comissionados e secretários municipais. A denúncia faz ainda menção ao pagamento, através de anúncios publicitários, de um veículo de comunicação com objetivo de veicular matérias promocionais sobre o prefeito.

Para reunir provas contra o ato de improbidade administrativa e uso da máquina pública para se autopromover, os vereadores anexaram diversas matérias jornalísticas aos documentos entregues ao MP. “As publicações são, na verdade, matérias jornalísticas produzidas por jornalistas, assessores e comissionados que atuam na Prefeitura e autarquias, pagos com dinheiro público para enaltecer a figura do prefeito”, reforça Hudson Pessini.

A denúncia entregue ao MP ainda acrescenta que além dos danos materiais, houve também danos morais sofridos pela cidade de Sorocaba, que teve seu nome maculado diante de tal prática. “São tantos aqueles que vivem, acreditam e investem em nossa cidade que essa atitude desmoraliza Sorocaba perante os outros municípios do País”, finaliza o vereador Hudson Pessini.

FONTE: Câmara Municipal de Sorocaba

SorocabaniceS
the authorSorocabaniceS
Jackson Freitas, criou a página SorocabaniceS no Facebook em 2015, apenas por diversão e para levar um pouco de humor para os Sorocabanos. Hoje em dia, o Sorocabanices, já se tornou a maior mídia social de entretenimento do interior de SP. Cobrando serviços dos governantes para a população de Sorocaba, com várias campanhas sociais, notícias e diversão, com mais de 1 milhão e 300 mil seguidores, levando o nome de Sorocaba para o Brasil e o mundo! Afinal, todo Sorocabano tem suas Sorocabanices.