Gastronômia

Orgulho da cidade, paixão de muitos, as coxinhas mais famosas do Brasil estão em Sorocaba

Uma coxinha, duas… Quem nunca?

Bem fritinha, estalando de crocante, recheada com catupiry, quentinha, apetitosa e sequinha. Tantas qualidades juntas, vamos combinar, difícil achar.

Mas na Padaria Real, situada em Sorocaba, interior de São Paulo, as coxinhas têm tudo isso e talvez um pouco mais. Esse salgadinho é comida obrigatória para quem está na cidade.

E como são gostosas mesmo, fizeram fama estrada afora. Além dos próprios moradores da cidade serem fãs do salgadinho, gente de cidades vizinhas e de outros Estados param por lá para abocanhar a tal coxinha.

A história começou com dona Maria Helena de Souza, uma das donas da padaria, que, na abertura da loja de Campolim, em 1992, pegou sua receita e fez o salgadinho para vender. A coxinha foi ganhando cada vez mais fãs e hoje a Padaria Real faz segredo de quantas vende por dia em suas quatro unidades.

A coxinha tem algumas variações de recheio: frango e frango com catupiry, pernil, e bacalhau e mais alguns outros sabores, mas carro-chefe mesmo é a de frango com catupiry. Vendida no tamanho grande, que é delícia para um lanche pequeno, ou menores para compor uma porção degustada ali mesmo ou carregadas para casa.

Tem também embalagens para viagem com coxinhas congeladas no ponto de irem para a panela de óleo. Impossível deixar a padaria sem uma bandeja.

Uma opção para comê-las quentinhas em casa, depois de fritas com seu óleo preferido. Ou “fritas” nas panelas especiais que não levam óleo. Quem experimentou viu que vale a pena.

A Padaria Real é uma empresa familiar e sua fama ajudou o negócio a crescer. Hoje são quatro lojas na cidade e uma delas fica bem próxima da estrada. Ah, escolha estratégica para quem passar por lá não ter desculpa para para ficar sem a famosa coxinha!

Os sócios pensam em tudo: além das coxinhas, algumas unidades tem restaurante para almoço e jantar, além de muitos itens nas prateleiras. Um dos mais famosos depois da coxinha é o polvilho. Que não para de ser reposto, tal a procura.

As unidades também tem estacionamento para clientes, além de muitos caixas para que ninguém fique esperando muito tempo na fila.

Onde comer as famosas coxinhas de Sorocaba:

Padaria Real

Unidade Boa Vista – Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.650 – Alto da Boa Vista. (15) 3333-2500. Aberta das 6h às 24h;

Unidade Centro – Rua da Penha, 1.373 – Centro. (15) 3234-9474. Aberta das 6h às 23h30.

Unidade Campolim – Avenida Antonio Carlos Cômitre, 475 – Parque Campolim. (15) 3331-5900. Aberta 24 horas

Unidade Afonso Vergueiro – Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 2.800 – Vila Lucy. (15) 3229-3300. Aberta das 6h às 23h.

CRÉDITOS: Vale Mais
Fotos: Beto Madureira e TripAdVisor
To Top