Início Sorocaba Em Sorocaba: Vereador propõe ações antiterrorismo para ampliar segurança em escolas

Em Sorocaba: Vereador propõe ações antiterrorismo para ampliar segurança em escolas

132
0

Vereador encaminhou ao prefeito de Sorocaba e ao governador do Estado, solicitação de implementação de cinco ações emergenciais em unidades de ensino público e privado do município

O vereador Rodrigo Manga (DEM) encaminhou, ao prefeito de Sorocaba e ao governador do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (18), um documento contendo cinco propostas antiterrorismo a serem implantadas emergencialmente no município, com o objetivo de ampliar a segurança em escolas públicas e privadas.

São elas: instalação de câmeras de monitoramento em todas as unidades de ensino do município; instalação de detectores de metais; contratação direta (rede privada) ou por concurso público (rede pública) de profissionais de segurança, capacitados ao uso de arma de fogo e aparelhos de choque para contenção de possíveis ações criminosas nas unidades de ensino; implantação de sistema de controle de acesso e identificação de aluno, por meio de cartão magnético ou telemetria; cancelamento ou, ao menos, suspensão por tempo indeterminado do contrato de paisagismo cujo custo previsto é de R$ 45 milhões aos cofres públicos da Prefeitura de Sorocaba.

A carta aberta foi enviada por e-mail ao prefeito e ao governador e será entregue posteriormente, em mãos, ao chefe do Poder Executivo de Sorocaba. Rodrigo Manga ainda vai abordar o assunto na sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira (19).
Manga requer ainda outras medidas que se mostrem igualmente eficazes para a elucidação de eventuais planos de ataques às unidades de ensino, evitando-se assim uma ‘onda de ações criminosas’ nesses estabelecimentos. “Situações drásticas exigem medidas igualmente drásticas para anular ou ao menos minimizar a possibilidade de novas ações igualmente bárbaras”, destaca o vereador na carta aberta.
Em relação às unidades de ensino da rede privada, o vereador cita que o Governo Municipal deverá criar imediato mecanismo legal para que sejam incitadas à emergencial atendimento das medidas sugeridas, estabelecendo prazo razoável, porém, em caráter imediato.
“Estamos em uma cidade abençoada e eu confio em nossos profissionais de segurança, mas todo cuidado é pouco. Após as ameaças via internet, de atentado numa escola em Sorocaba, focamos nossa energia em oferecer um maior respaldo para estudantes e funcionários das escolas da cidade. A segurança de nossas crianças não tem preço!”, destaca o vereador.