Início Em Sorocaba EM SOROCABA: Perfil fake faz ameaça de massacre a crianças de...

EM SOROCABA: Perfil fake faz ameaça de massacre a crianças de escola da cidade em grupo do facebook

164
0

Um usuário do facebook criou um perfil fake com o rosto e sobrenome de um dos assassinos no massacre de Suzano, usando nome de GUTO TAUCCI, ele usou a rede social para ameaçar e botar medo muitos sorocabanos do grupo Barganha Sorocaba.

Além de ameaçar crianças entre 1 e 5 anos da tal escola em Sorocaba, ele disse sentir prazer nas imagens das vítimas de Suzano no caixão.

VEJA ABAIXO O POST FEITO NO GRUPO BARGANHA SOROCABA:

NÃO VAMOS COLOCAR O NOME DA ESCOLA PARA NÃO GERAR PÂNICO NA POPULACÃO, O OBJETIVO DESTA MATÉRIA É QUE CHEGUE ATÉ A POLÍCIA PARA LOCALIZAR QUEM ESTÁ POR TRÁS DESTE PERFIL FAKE. COM ISSO NÃO SE BRINCA, ISSO NÃO SE FAZ!

Os membros do Barganha Sorocaba denunciaram a publicação, que saiu do ar pouco tempo depois.

Mas usuários também tiraram print da publicação de ameaça e espalharam as fotos nas redes sociais, para tentar alertar as pessoas, algumas postagens já estão com milhares de compartilhamentos.

Vale ressaltar que em um grupo, qualquer postagem é de total responsabilidade de quem postou o conteúdo, onde só é removida caso alguém denuncie aos administradores do grupo, ou se o administrador ver antes de todos e perceber o impacto que a publicação pode gerar, ou se a próprio autor do post apagar.

Outros membros, inclusive os administradores não tem culpa alguma da irresponsabilidade de algumas pessoas que acham que a internet é uma terra sem lei, e que estão totalmente enganados pensando dessa forma… A internet tem lei, e em casos como este.

O vereador Rodrigo Manga esteve com pais de alunos na frente da escola neste domingo para falar sobre o assunto:

Lembrando que, é possível identificar IP e localização de postagens apagadas e perfis excluídos no Facebook:

O Facebook armazena as informações de perfis apagados por um tempo após sua remoção, como é comum em qualquer serviço de internet.

Segundo o próprio Facebook, as informações podem ficar nos backups por até 90 dias. No entanto, essa informação precisa ser solicitada pela via judicial. Um juiz terá de autorizar o pedido e enviá-lo ao Facebook.

Ameaças na internet também é crime!

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

A promessa de mal pode ser contra a própria vítima, contra pessoa próxima ou até contra seus bens.

A ameaça é considerada um crime de menor potencial ofensivo, por isso é apurado nos juizados especiais criminais, e o condenado poder ter a pena de prisão substituída por outra pena alternativa, como prestação de serviço à comunidade, pagamento de cestas básicas a alguma instituição, dentre outras.

Para a ocorrência do crime não precisa que o criminoso cumpra o que disse, basta que ele tenha intenção de causar medo e que a vítima se sinta atemorizada.

No mundo virtual não é diferente do mundo real. Sendo assim, os crimes de ameaça também valem na Internet.