Início Em Sorocaba EM SOROCABA: Enfermeiras da UBS Brigadeiro Tobias realizam parto de emergência em...

EM SOROCABA: Enfermeiras da UBS Brigadeiro Tobias realizam parto de emergência em paciente

85
0

Na tarde da última segunda-feira (11), na Unidade de Saúde (UBS) Brigadeiro Tobias, foi realizado um atendimento inesperado, o parto de uma criança feito pelas enfermeiras da equipe. A assistência foi prestada com sucesso visando o cuidado do bebê e da gestante.

Por volta das 13h15, a mulher chegou na unidade com queixa de dor abdominal intensa, foi atendida por uma enfermeira e levada até a sala de medicação. No atendimento ficou constatado que a mulher estava em trabalho de parto, a partir disso, foram realizados os procedimentos necessários.

De acordo com a enfermeira, Fabiana Dos Santos Baptista, a paciente negou a hipótese de gravidez, alegando que estava mantendo regularidade em seu fluxo menstrual e que não havia sentido ou percebido nenhum outro sintoma. “Ela nos disse que estava em casa e começou a sentir uma dor forte no abdômen, foi ao banheiro e percebeu que estava com um sangramento vaginal, por isso veio até a UBS, pois era o local mais próximo de sua casa. Porém, quando perguntamos se ela poderia estar grávida, ela negou, pois não apresentou atraso menstrual e não percebeu nenhuma mudança no seu corpo”, relata a enfermeira.

Durante o atendimento foi solicitado um teste de gravidez, pensando na possibilidade de um aborto, para a posterior avaliação ginecológica. A enfermeira acompanhou a mulher até o banheiro, observou que seu abdômen estava enrijecido e com uma “massa” visível. Imediatamente ela foi conduzida novamente à sala de medicação e foi examinada. Logo em seguida, ela foi orientada a fazer força, enquanto a técnica de enfermagem segurava sua mão, ajudando a acalmá-la.

Em aproximadamente 5 minutos, o parto foi realizado, sendo feita as manobras apropriadas para a ocasião. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para a realização da transferência dos pacientes para o Hospital da Santa Casa.

Devido a mulher não ter conhecimento de sua gestação, acabou não realizando o pré-natal, portanto, a partir de agora, a mãe e o bebê serão assistidos na UBS Brigadeiro Tobias, onde a mãe relata morar atualmente.