CORONAVÍRUSNotícias em Sorocaba

Sorocaba tem aumento para 103 casos suspeitos do novo coronavírus

Total de descartados por exames sobe para 14

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), divulgou nesta segunda-feira (23) um novo boletim sobre o novo coronavírus. A cidade passou de 98 para 103 casos suspeitos. Deste total, 86 encontram-se em isolamento domiciliar, 15 internados (4 em UTI) e dois óbitos por suspeita da doença. O total de descartados por exame subiu para 14.

Somente são solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.