Sorocaba

Alunos de escolas estaduais em Sorocaba ajudarão a plantar 500 novas árvores na cidade

Sorocaba ganhará mais de 500 árvores com a participação de alunos de escolas estaduais

Uma capacitação para o plantio com os professores ocorrerá nesta quarta-feira (4)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), promoverá no dia 10 de dezembro o plantio de 500 árvores numa área pública localizada aos fundos da E.E. “Mário Guilherme Notari”, no Jardim Luciana Maria, com a participação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de 16 escolas estaduais da cidade. Uma oficina de plantio oferecida pela equipe de Educação Ambiental da Sema será realizada nesta quarta-feira (4), às 8h, na Diretoria de Ensino de Sorocaba, com os professores de cada unidade escolar.

O plantio, realizado em parceria com a Diretoria de Ensino, faz parte das atividades de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba. Além disso, a ação faz parte do Programa Alfabetização Ambiental, realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Educação.

As unidades participantes são: E.E. “João Machado de Araújo”, E.E. “Amélia César Machado de Araújo”; E.E. “Baltazar Fernandes”; E.E. “Diógenes de Almeida Marins”; E.E. “Elza Salvestro Bonilha”; E.E. “Enéas Proença de Araújo”; E.E. “Flávio Glagliardi”; E.E. “Gumercindo Gonçalves”; E.E. “Ida Yolanda Lanzoni de Barros”; E.E. “Izabel Rodrigues Galvão”; E.E. “Laila Gallep Sacker”; E.E. “Maria Cândida de Barros Araújo”; E.E. “Marina Grohmann Soares Fernandes”; E.E. “Mário Guilherme Notari”; E.E. “Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues”; e E.E. “Waldemar de Freitas Rosa”.

Além do plantio das 500 árvores na área pública, será realizado no dia 11 de dezembro o plantio simbólico de 16 árvores na Diretoria de Ensino. Cada escola participante também receberá uma muda da Secretaria do Meio Ambiente para realizar o plantio em sua área no mês de dezembro.

Os espaços ganharão mudas de aroeira-pimenteira, aroeira-salsa, pau-cigarra, pata-de-vaca, entre outras espécies nativas. Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Para o plantio, a equipe da Divisão de Áreas Públicas da Secretaria do Meio Ambiente providenciará toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro do Horto Florestal, até a utilização de tutores e insumos.

A Diretoria de Ensino de Sorocaba está localizada na rua Manoel Gomes dos Santos Neto, 45, no Jardim Pagliato.

To Top