Início Saúde Anvisa alerta pra remédio para enjôo na gravidez que causa lábio leporino

Anvisa alerta pra remédio para enjôo na gravidez que causa lábio leporino

3584
0

Um medicamento usado na gravidez para enjoos foi ligado ao lábio leporino

A Anvisa orientou que este medicamento não deve mais ser usado para enjoos na gravidez, entenda
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre um remédio usado na gravidez para combater enjoos. O medicamento em questão é o ondansetrona. A Ansiva está alertando sobre este medicamento porque uma pesquisa da Universidade de Harvard nos Estados Unidos apontou que filhos de mulheres expostas a este medicamento na gestação correm maior risco de desenvolver fenda palatina e lábio leporino.

Ainda de acordo com a Anvisa, os riscos estariam relacionados principalmente ao uso deste medicamento no primeiro trimestre da gestação.

Segundo a Anvisa, este remédio no momento está dentro da categoria B de gestação. Isto significa que atualmente ele só pode ser utilizado por gestantes com a autorização de um médico.

Contudo, a Anvisa está considerando passar o medicamento para a categoria D de risco na gestação, nesta categoria há evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem em alguns casos justificar o risco. O medicamento ainda está sendo submetido a uma série de estudos.