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Toyota investirá R$ 1 bi para fabricar novo SUV e gerará 300 empregos em Sorocaba

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Daihatsu DN Trec servirá de base para o novo SUV compacto da Toyota fabricado no Brasil

Futuro rival de Honda HR-V e Jeep Renegade será feito em Sorocaba (SP)
UOL Carros apurou que modelo será derivado de conceito de baixo custo da Daihatsu
Versão com sistema 1.8 híbrido flex do Corolla estaria nos planos, com opção de 1.5 flex
Câmbio é o CVT e o interior tomará emprestado acabamento e arquitetura do hatch Yaris
A Toyota anunciou hoje (19) que investirá R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba (SP) para produzir um novo modelo, com comercialização prevista para 2021.

A marca foi evasiva e não revelou nenhum detalhe sobre o futuro projeto, mas UOL Carros apurou que a novidade é um SUV compacto, derivado de um conceito de baixo custo da Daihatsu (marca pertencente à Toyota), e que a fabricação começa em março de 2021.

Mesmo durante o anuncio do investimento, realizado na sede mundial da empresa, no Japão, a direção executiva da Toyota se negou a dar qualquer informação sobre o novo modelo.

“O que eu posso dizer é que, seguindo a filosofia da Toyota, temos projetos globais e, a partir daí, desenvolvemos para o mercado local”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

No entanto, fontes ligadas à montadora confirmaram que o carro que será fabricado em Sorocaba é o mesmo utilitário esportivo compacto que a fabricante lançará no Japão, em novembro, durante o Salão de Tóquio.

As fontes consultadas pela reportagem, no Brasil e no Japão, confirmaram que o futuro carro brasileiro foi desenvolvido a partir deste projeto, com os devidos ajustes para nosso mercado.

Ainda de acordo com nossas fontes, o novo SUV compacto que será produzido no interior de São Paulo terá uma versão 1.8 híbrida flex (como o novo Corolla) e o câmbio CVT da marca. A nova geração do sedã é feita em Indaiatuba (SP) e foi lançada no mês passado.

Baseado no Daihatsu DN Trec

Para entender melhor como será o novo SUV compacto brasileiro, basta olhar para o protótipo DN Trec, apresentado pela também japonesa Daihatsu, no Salão de Tóquio de 2017. Na realidade, dois veículos nascerão a partir deste conceito: o Toyota que chega ao mercado japonês em novembro (ainda em pré-venda) e um “irmão” fabricado pela própria Daihatsu – marca comprada pela Toyota em 2016.

O modelo a ser feiro em Sorocaba (SP) não herdará apenas o design do conceito, e também a plataforma DNGA, voltada para compactos. Ela é uma variante de baixo custo da carroceria modular TNGA, usada nos novos Corolla e Prius. Esta base não só está apta a receber a propulsão híbrida como é a mesma da nova geração do hatch Yaris – diferente do modelo vendido atualmente no mercado brasileiro.

Embora os japoneses escondam o jogo, faria sentido introduzir com este investimento a partir de um novo modelo que utiliza essa plataforma. Isso permitiria ir adaptando a fábrica para, em alguns anos, trocar a geração do Yaris, que também é feito em Sorocaba.

A revelação do novo Yaris é esperada para o Salão de Tóquio deste ano e deve chegar ao mercado no ano que vem.

Companheiro de planta, o atual Yaris deve “emprestar” boa parte da arquitetura interna e do acabamento para o novo SUV compacto. A informação foi confirmada à reportagem por fornecedores da Toyota, que já se preparam para o início da produção do novo modelo em março de 2021. O utilitário também pode contar com versões equipadas com o motor 1.5 flex do hatch.

O protótipo DN Trec tem 3,98 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,60 m de altura, o que deve ser mantido no modelo final japonês, segundo a imprensa local. Contudo, ainda não está claro se o veículo brasileiro terá alguma alteração nas medidas.

Um dos futuros rivais do modelo no país, o Honda HR-V, tem 4,30 metros de comprimento. A Volkswagen, por exemplo, aumentou o tamanho do T-Cross para o Brasil: enquanto o SUV brasileiro tem 4,19 metros de comprimento, o “irmão” europeu mede 4,11 metros. A distância entre eixos do modelo nacional é quase 9 cm maior do que o T-Cross europeu.

Atrasada na competição dos SUVs
A Toyota precisa correr atrás do tempo perdido, já que perdeu o “trem da alegria” dos SUVs compactos no Brasil. Embora tenha lançado neste mês a nova geração do Corolla (um sucesso incontestável de vendas), a marca não tem um produto para competir no segmento que mais cresce no país.

Além de HR-V, brigam com força nesta categoria modelos como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Renault Captur e Ford EcoSport.

A montadora cogitou importar o C-HR para cá em 2017, de porte semelhante e feito na Turquia, enquanto não iniciava a produção local de um SUV compacto. No entanto, a conta não fechou e, com a previsão de um preço muito elevado para o carro, o plano acabou descartado. No fim das contas, as unidades trazidas para o Brasil para testes viraram “mulas” para o desenvolvimento do novo Corolla. O novo modelo representará, enfim, a entrada da Toyota no segmento.

Investimento abrirá 300 vagas de emprego

A Toyota afirmou que o investimento na fábrica de Sorocaba, que, além do Yaris, também faz o Etios, prevê a contratação de 300 pessoas. A fabricante não detalhou as áreas nem as datas das contratações.

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O valor é o mesmo investido em Indaiatuba (SP) para a fabricação do novo Corolla. O montante, porém, ainda não atende a quantidade mínima de cargos (400) para aderir ao programa IncentivAuto, do governo de São Paulo, que concede redução de impostos. Caso a montadora passe deste número de contratações, ela estaria automaticamente dentro do programa.

Participaram do anúncio Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, e o governador João Doria.