Início Comportamento Cuidado com os “amigos” de copo, pois quando a fonte seca, eles...

Cuidado com os “amigos” de copo, pois quando a fonte seca, eles somem!

630
0

Sabe aqueles amigos interesseiros, que sempre, mas somente aparecem quando você está por cima ou quando precisam de favores e que simplesmente somem quando você está por baixo? Bem, tenho certeza que infelizmente você conhece alguém com este perfil. Entretanto, é sempre muito ruim ter que conviver com um tipo de amizade condicionada por interesses escusos.

Por isso mesmo, para não se decepcionar com suas relações fraternas ou criar laços com indivíduos com segundas e terceiras intenções, é importante aprender desde cedo a identificar como também a lidar com os amigos interesseiros. Isso quer dizer que quanto melhor você escolher suas amizades, maiores serão as chances de ter amigos bacanas, com quem possa contar em todos os momentos.

Como sei que ninguém deseja ter amigos e amigas que só aparecem quando tudo está dando certo e que simplesmente somem quando o tempo muda. Por isso, eu trouxe algumas dicas poderosas para você desenvolver sua sagacidade ao lidar com aqueles que estão por perto por puro interesse. Continue lendo e confira!

3 Dicas Para Lidar com Amigos Interesseiros

Conheça algumas estratégias que você pode usar para lidar com os amigos interesseiros e evitar maiores decepções:

Selecione Bem suas Amizades

É importante sempre ser criterioso na escolha dos seus amigos, pois assim como percebemos quando as pessoas se aproximam de nós, com algum interesse escuso, os outros também percebem quando fazemos isso. Por isso, busque criar laços apenas com pessoas com quem tenha os mesmos valores, que seja um parceiro ou parceira de todas as horas e com quem você construa ou tenha construído uma relação de respeito, afinidade, companheirismo e empatia, pois amizade verdadeira é isso.

Seja um Bom Amigo

Amizade é uma relação de troca, onde você e seu amigo dão o melhor para construir uma relação fraterna e positiva e estão dispostos a dividir os momentos e crescer juntos. Para isso é essencial fazer sua parte, ou seja, não apenas esperar receber, mas oferecer o seu melhor, seu apoio, sua presença, suas palavras de incentivo e conforto e também os feedbacks quando seus amigos precisarem de um conselho, uma dica ou mesmo de um puxão de orelha. Isso naturalmente vai selecionar os bons amigos dos interesseiros.

Dê Feedbacks e Seja Claro!

Não, você não precisa engolir calado os comportamentos interesseiros dos seus amigos e fingir que está tudo bem só para manter uma amizade que te faz mal. De forma educada, mas direta, diga ao seu amigo, ou, amiga que não gosta de suas atitudes, que não acha certo que apareça apenas quando precisa dos seus favores ou quando, por exemplo, precisa de uma mão amiga para se reerguer num momento ruim. Lembre-se: amigo que é amigo faz tudo para ajudar o outro, se doa também, pois sabe que é importante sempre alimentar a amizade e fazer por onde.

Aproveite estas dicas e seja mais seletivo na hora de escolher ou manter suas amizades. Para ser boa para todos, deve ser uma relação de troca em que todos estão comprometidos em dar o seu melhor e transmitir ideias e comportamentos sempre positivos em todos os momentos.