Início Sorocaba EM SOROCABA: Policlínica é obrigada a reagendar cirurgias por FALTA DE ÁGUA

EM SOROCABA: Policlínica é obrigada a reagendar cirurgias por FALTA DE ÁGUA

128
0

O presidente do Simesul (Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região), o médico Eduardo Vieira, fez duas denúncias, durante a edição desta quarta-feira (27) do Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, consideradas graves por ele e que estão ocorrendo na Policlínica Municipal de Especialidades e nos Pronto Atendimentos do São Guilherme e Brigadeiro Tobias.

Nesta quarta, o problema de falta d’água persistia na Policlínica. Procedimentos como cirurgia, endoscopia e odonto que seriam realizados na tarde da terça-feira e durante esta quarta, precisaram ser reagendados por conta da falta da água. A Prefeitura de Sorocaba se manifestou por meio de nota.

Vieira afirmou que “muitas cirurgias” agendadas na unidade estão sendo canceladas por desabastecimento de água, inclusive, pelas condições inadequadas dela. Falta até mesmo água para lavar as mãos. “Desde meados de fevereiro, não só na policlínica, a água tem saído com uma cor amarronzada, água não límpida. E, não sei se, por falta de filtros, esse problema tem sido bastante relatado”, contou.

A situação ‘precária’ na unidade forçou os profissionais que atendem na unidade a usar galões d’água, como mostra a foto acima. “Ontem, os médicos que se recusaram a mandar embora os pacientes e resolveram utilizar galões de água mineral para atendê-los”, reclamou ele. Os galões estavam armazenados no almoxarifado da Policlínica.

“A administração sempre deveria objetivar melhorar o atendimento nas unidades”, opinou o médico.

Ainda durante a entrevista ao vivo na rádio, o secretário de Obras, Fábio Pilão, enviou mensagem via WhatsApp e disse estar se dirigindo à Policlínica para apoiar a secretaria de Saúde, mas deixou claro que a manutenção das unidades é feita diretamente pela pasta da Saúde.

Segundo o site da Prefeitura de Sorocaba, a Policlínica atende à população nas seguintes especialidades: angiologista, cardiologista adulto, cardiologista infantil, cirurgião cabeça e pescoço, cirurgião cardiovascular, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião plástico, cirurgião torácico, cirurgião vascular coloproctologista, dermatologista, endocrinologista e metabologista adulto, endocrinologista e metabologista infantil, gastroenterologista adulto e gastroenterologista infantil.

Na Policlínica também há especialistas na área de geneticista, geriatra ginecologista e obstetra (colposcopia), ginecologista e obstetra (pré-natal de risco), hebiatra, hematologista, mastologia, nefrologista adulto, nefrologista infantil, neurologista adulto, neurologista infantil, neurocirurgião, oftalmologista, oncologista clínico, ortopedista e traumatologista adulto, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista adulto, pneumologista infantil e urologista.

Falta de limpeza nos PAs

Outro problema que o presidente considerou grave é a falta de limpeza durante as madrugadas nos PAs do São Guilherme e Brigadeiro Tobias. Vieira informou que a jornada do pessoal da limpeza foi reduzida. “Ou seja, passa a ser 7 às 22 horas durante a semana, ficando descoberto o período noturno e madrugada; sábado e domingo, das 6 às 18 horas, ficando descoberto o período noturno e madrugada”, detalhou.

Caso haja um atendimento de emergência, por exemplo, alguma pessoa chegue com hemorragia, sangramento intenso, não haverá quem possa limpar e desinfetar a unidade, relatou. “Isso é incompatível com as exigências da Vigilância Sanitária”, disse o médico.

Posicionamento da Prefeitura de Sorocaba

“A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), informa que a limpeza da caixa d’água foi realizada no dia 9 de março de 2019. Na tarde da última terça-feira (26) a coordenação da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” constatou um problema técnico na caixa d’água. A manutenção já foi acionada e o problema ainda está em apuração. Procedimentos como cirurgia, endoscopia e odonto que seriam realizados na tarde da terça-feira e durante esta quarta-feira, precisaram ser reagendados por conta da falta da água.

Sobre a limpeza nos PAs, a SES esclarece que o contrato com a empresa de limpeza venceu. Para resolver esta demanda, um processo de aditamento de um contrato já existente de limpeza está em andamento. Vale ressaltar que há funcionários da limpeza atuando nessas unidades das 6h às 22h.”

FONTE: Jornal Ipanema