Início Sorocaba EM SOROCABA: Rodrigo Manga alerta sobre filas em posto de saúde no...

EM SOROCABA: Rodrigo Manga alerta sobre filas em posto de saúde no Pq. Vitória Régia

196
0

Vereador mostra vídeo em que multidão se aglomera durante a madrugada em busca de agendamento de consulta em unidade na Zona Norte. Ele vai cobrar explicações da Prefeitura quanto aos problemas no atendimento.

Confira o vídeo:

O vereador Rodrigo Manga (DEM) fez um alerta sobre a ocorrência de filas e a precariedade no atendimento oferecido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Vitória Régia. Na sessão desta quinta-feira (14) da Câmara Municipal de Sorocaba, Manga apresentou um vídeo encaminhado por populares, mostrando uma multidão, ainda durante a madrugada da última segunda-feira (11), no aguardo de liberação de senhas para agendamento de consultas médicas na unidade.
No vídeo é possível constatar centenas de munícipes do lado de fora e no saguão principal da USF Vitória Régia. Algumas delas dão depoimentos apontando quanto à demora no atendimento ou mesmo para agendar as consultas. “Muita gente foi embora de mão abanando, sem conseguir nem o agendamento. E nesse cenário, os funcionários estão de mãos atadas e não têm o que fazer”, frisa Manga.
Como integrante da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador vai pedir explicações à Administração Municipal quanto à situação, questionando o efetivo de profissionais na saúde que atuam nessa unidade e se há previsão de ampliar o quadro, a fim de minimizar os problemas enfrentados pela comunidade.
O vereador não descarta a possibilidade, inclusive acompanhado de outros integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, de realizar ações de fiscalização nessa e outras unidades básicas de saúde da cidade, a fim de constatar o que de fato está ocorrendo.
“Trata-se de uma situação muito grave. Humilhante para muitos usuários do sistema público de saúde. É preciso mostrar como a população está sofrendo. Gasta-se com paisagismo e outras coisas que não são prioridades, enquanto isso, vemos situações problemáticas como essa”, destaca Manga.